Compromissos no Papel: Pensar para Mudar

Estabelecer-objetivos-para-ano-letivo-família
O arranque de um novo ano letivo é a oportunidade que muitos de nós aproveitam para repetir os rituais de Ano Novo. Por estes dias, as palavras de ordem são recomeçar, destralhar, reorganizar, (re)ativar o foco… Fazem-se balanços, arrumações (na casa e na cabeça), iniciam-se novos projetos, prometem-se mudanças, tudo com uma determinação reforçada pelos dias de calor e de descanso que nos leva a sentir que a partir de agora é que vai ser!

Mesmo que não consigamos alcançar tudo aquilo que idealizamos para cada um destes ciclos (ano novo ou ano letivo), este exercício de reflexão é uma boa parte do caminho para a concretização dos nossos planos e das nossas intenções.

Aproveitando todo este espírito de recomeço, e como forma de envolver as crianças, obrigando-as também a refletir e a manifestar os seus pensamentos por palavras, seguimos uma das sugestões do site Coisas de Pais, um projeto recente que se compromete a sugerir, todos os dias, uma atividade para fazer em conjunto com os nossos filhos, ligadas a 7 competências: conhecimento, autoconhecimento, criatividade, comunicação, cooperação, cidadania e cultura. As sugestões são simples, interessantes e não levam muito tempo.
Assumir-compromissos-ano-letivo
 “Compromissos para o ano letivo” foi a atividade escolhida para desenvolvermos num dos últimos dias de férias e consistiu em registar em pedacinhos de papel coloridos (uma cor para cada elemento da família, excluindo a bebé da casa) os nossos compromissos para o ano letivo que agora começa. Depois foram colocados e fechados num frasco decorado por nós e só em junho de 2018 é que se volta a abrir para, em conjunto, fazermos um novo balanço. Veremos se houve notas excelentes e poucas birras!
Escrever-compromissos-no-papel
E por aí? Que truques têm para porem a pequenada a raciocinar de forma descontraída?

Sofia

Lá fora: este artigo e mais estas dicas.
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© At Mums. All rights reserved.