"Pelo sonho é que vamos"

Mudar-de-vida-trabalho-família

Com os 40 anos à espreita, a vida obriga-nos a parar e oferece-nos a oportunidade de alterar o rumo do nosso futuro como se recuássemos ao momento em que terminámos a Universidade. Somos agora, porém, mulheres mais maduras, mães, com uma carga de responsabilidade muito mais pesada que parece bloquear qualquer opção que nos possa trazer incertezas e instabilidade.

Sabemos que queremos sair da nossa zona de conforto e derrubar os obstáculos que criámos no passado de forma inconsciente ao arrastarmos uma situação profissional que não nos preenchia, mas sentimos que agora é mais difícil mudar, passados todos estes anos. O medo do fracasso é grande, a desesperança assola-nos com frequência, para não falarmos da pressão social e familiar.


Mas, por outro lado, encaramos a nossa idade não como um obstáculo mas como uma vantagem, pois é esta maturidade que alimenta a nossa fé na mudança, que nos dá coragem para avançarmos sem olharmos para trás, que nos faz aceitar o incerto e ter esperança no sucesso do trabalho que é feito com o coração.

Entusiasma-nos, da mesma forma, perceber que o paradigma da sociedade atual está a mudar ao conhecermos cada vez mais mulheres a optarem por fazer diferente, pelo rompimento com uma vida com a qual não se identificam e a arriscarem nos seus sonhos e em decisões fora dos padrões. É nestes exemplos que nos queremos inspirar e buscar motivação quando nos sentirmos perdidas nas nossas escolhas.

A nossa certeza pode ser ainda desconhecida, mas não temos qualquer dúvida que queremos que a nossa vida seja, em todas as suas dimensões, movida pelo amor, pelas nossas paixões, por aquilo que apenas nos acrescente valor e que realmente nos faça sentir prazer no que fizermos.

Como irão descobrir ao acompanharem esta nossa caminhada, uma das nossas paixões é a literatura, por isso, nada fazia mais sentido do que nos inspirarmos em textos bonitos. Aqui fica um poema que traduz de forma perfeita o nosso espírito neste momento de descolagem. É este o nosso lá fora de hoje.

Pelo sonho é que vamos

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.

Chegamos? Não chegamos?
– Partimos. Vamos. Somos.

(Sebastião da Gama)
Sofia

Créditos da imagem: Amanda Cass
SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

© At Mums. All rights reserved.