Letras Não São Tretas: sugestões de leitura para a pequenada #3

Os irmãos mais novos têm a sorte de herdar muitas coisas que os mais velhos demoraram a conquistar. Livros e brinquedos são um exemplo.

Aqui por casa, a pequenina já tem a estante dela recheada com livros que eram da irmã e é curioso perceber as diferenças na forma como se envolve com os mesmos livros e nas reações que tem às mesmas histórias. Ao mesmo tempo, sentimos que estamos a reviver os primeiros anos da filha mais velha e ficamos nostálgicos...

Um dos livros já herdados pela Matilde e que não tem tido descanso é "A Galinha Ruiva". Trata-se de uma adaptação de um conto popular inglês que tem inúmeras versões. A história é muito simples e remete-nos para o ditado "quem não trabuca, não manduca!". A galinha, para tirar proveito de uns grãos de trigo, vai pedindo ajuda ao porco, ao gato e ao pato mas estes recusam-se a semear, ceifar, colher, moer ou amassar. No final, aprontam-se para comer com a galinha o pão que ela preparou sozinha, mas não têm sorte: a recompensa será só para quem se esforça e trabalha.
A versão que temos tem texturas e é bastante interativa pois permite que a criança faça crescer as espigas de trigo ou ponha a galinha a debicar o pão, por exemplo. No nosso exemplar, o moinho já ficou sem vela de tanto ter sido posta a rodar!

Fica mais uma sugestão para os pequeninos que estão no início das suas aventuras literárias.

Lá fora: Este vídeo com outra versão desta história.

Podem encontrar o livro aqui.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© At Mums. All rights reserved.