Todos para a cozinha #1 | Bolo de Maçã Sem Açúcar

Cozinhar com crianças receita de bolo de maça sem açúcar

Chamar os miúdos para a cozinha é uma forma de os motivarmos a comer melhor. Pô-los a lavar, a descascar ou a partir legumes, por exemplo, é uma estratégia para os envolvermos na preparação da refeição que toda a família irá comer, ao mesmo tempo que lhes transmitimos a importância do trabalho em equipa, em prol de um bem comum.

Além disto, acreditamos que, ao proporcionarmos-lhes momentos destes em família, estamos a contribuir para que criem memórias felizes e que, mais tarde, associem uma simples refeição a um momento bom.

Se, contudo, tivermos filhos sem grande vontade de ajudar (ainda por cima, para preparar coisas que não gostam muito de comer), podemos sempre começar a introduzir o hábito de cozinhar em família com receitas mais gulosas e, gradualmente, irmos passando para as refeições do dia-a-dia.

Foi isso que fizemos no sábado, aqui em casa. Por norma, os meus filhos gostam de ajudar e, ainda que isso duplique o tempo de preparação da receita, o sentimento de orgulho com que ficam no final, por terem sido eles a fazer, vale a pena o esforço... e o caos em que fica a cozinha.

Escolhemos a receita, com poucos ingredientes para facilitar, preparámos tudo e pusemos mãos à obra.

Bolo-maça-sem-açúcar-crianças

INGREDIENTES
[a partir dos 24 meses]

1 e 1/2 maçãs
85 g de farinha de espelta
2 ovos
6 colheres de sopa de óleo de côco
2 colheres de sopa de mel
canela em pó q.b.
sumo de limão q.b.

PREPARAÇÃO 

  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C.
  2. Começamos por descascar as maçãs e partir em cubinhos. Regamos com sumo de limão e polvilhamos generosamente com canela. Reservamos.
  3. Numa taça de batedeira, juntamos a farinha e os ovos e batemos por dois minutos. Adicionamos o óleo de côco e voltamos a bater. Por fim, acrescentamos a maçã reservada e o mel e envolvemos.
  4. Pincelamos uma forma pequena, anti-aderente, com óleo de côco e vertemos a massa. Levamos ao forno cerca 15-20 minutos, até o bolo estar dourado e o palito sair limpo.

O resultado final é um bolo pequenino, húmido e saboroso. Ótimo para o lanche de uma tarde de outono.

Experimentem!

Sílvia

Receita original aqui.

Lá fora: Este livro com receitas para toda a família.

Créditos ilustração: Мария Алексеева


SHARE:

2 comentários

  1. Ola! Parece ser muito bom. Vou experimentar com a M. uma vez que com a C. seria uma aventura, ainda é muito pequenina. Depois digo como correu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Divertido vai ser de certeza. O resultado final será apenas um pormenor de toda a experiência. ;)

      Eliminar

© At Mums. All rights reserved.