Letras Não São Tretas: sugestões de leitura para a pequenada #4

Como-ajudar-crianças-ultrapassar-medo
Desde o pavor de ir ao médico ou de ser mordida por um cão, passando pelo receio do escuro ou de monstros, o crescimento das crianças é acompanhado, em todas as suas fases, por medos.  O importante é que elas aprendam a ultrapassá-los, conhecendo-os e arranjando estratégias para os dominar.

Há uns meses, numa altura em que a miúda mais crescida se assustava com muita facilidade e demonstrava muita resistência em enfrentar o escuro e em adormecer sozinha (comportamentos que vão melhorando ou piorando conforme as fases), resolvi oferecer-lhe uma história que a pudesse ajudar a lidar com as suas inseguranças. Matilde: Vai-te Embora, ó Medo! foi o livro escolhido por contar a experiência de uma menina que tinha aprendido, com a ajuda da mãe, a ser mais forte do que o próprio medo!

O tema da história desenvolve-se em torno dos medos próprios das crianças e é recomendável que os pais (ou educadores) acompanhem a sua leitura, incentivando os pequenos a refletirem sobre os receios que os atormentam para melhor os conseguirem vencer. No final do livro, encontramos ainda um guia de leitura muito útil com algumas ideias para a exploração da história com as crianças.

Fica mais uma sugestão de leitura para a pequenada que irá certamente agradar também muitos pais!

Podem encontrar o livro aqui.

Lá fora (cá dentro!): Vale mesmo a pena (re)ler este artigo que a Sílvia escreveu sobre a Coragem e o Medo.
SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

© At Mums. All rights reserved.