Desde o pavor de ir ao médico ou de ser mordida por um cão, passando pelo receio do escuro ou de monstros, o crescimento das crianças
é acompanhado, em todas as suas fases, por medos. O importante é que elas aprendam a
ultrapassá-los, conhecendo-os e arranjando estratégias para os dominar.
Há uns meses, numa altura em que a miúda mais crescida se assustava com muita facilidade e demonstrava muita resistência em enfrentar o escuro e em adormecer sozinha (comportamentos que vão melhorando ou piorando conforme as fases), resolvi oferecer-lhe uma história que a pudesse ajudar a lidar com as suas inseguranças. Matilde: Vai-te Embora, ó Medo! foi o livro escolhido por contar a experiência de uma menina que tinha aprendido, com a ajuda da mãe, a ser mais forte do que o próprio medo!
O tema da história desenvolve-se em torno dos medos próprios das crianças e é recomendável que os pais (ou educadores) acompanhem a sua leitura, incentivando os pequenos a refletirem sobre os receios que os atormentam para melhor os conseguirem vencer. No final do livro, encontramos ainda um guia de leitura muito útil com algumas ideias para a exploração da história com as crianças.
Fica mais uma sugestão de leitura para a pequenada que irá certamente agradar também muitos pais!
Podem encontrar o livro aqui.
Lá fora (cá dentro!): Vale mesmo a pena (re)ler este artigo que a Sílvia escreveu sobre a Coragem e o Medo.
Sem comentários
Enviar um comentário