Vamos ao Tempo dos Dinossauros?

Exposição-dinossauros-Lisboa

Ir a Lisboa para o batizado da filha de uns amigos foi a desculpa ideal para, no passado domingo, irmos visitar a exposição Dinossauros Alive, na Cordoaria Nacional.

Entre o medo (inicial) da mais nova e o olhar de espanto do mais velho, fizemos uma autêntica viagem no tempo e fomos transportados para a era dos dinossauros. Ao longo das salas e corredores da exposição, vamos vendo dinossauros animatrónicos, réplicas muito fiéis do que terão sido aqueles animais, e vamos ficando a conhecer mais sobre eles - os seus hábitos alimentares, os seus comportamentos, a sua constituição física, a zona do globo em que viviam... Os efeitos sonoros desde que entramos até que saimos também ajudam a criar todo o ambiente.

É comum as crianças (talvez mais, até, os meninos) a determinada altura do seu crescimento, interessarem-se pela temática dos dinossauros. O meu filho não fugiu à regra, mas não chegou a ser daqueles miúdos que decoram os nomes e sabem quais são herbívoros e quais são carnívoros e todas as outras curiosidades. O interesse dele passou, sobretudo, pelo momento da extinção, mais concretamente pelo facto de se atribuir a causa da extinção dos dinossauros à queda de um meteorito gigante na Terra. A visita à exposição, contudo, fez com que voltasse a ficar curioso com o tema e, com isso, acabou por reter muitas informações acerca destes animais.

Dinossauros-Lisboa-AtMums

Assim, apesar de não ser um aficionado da temática, gostou muito do que viu e, mais ainda, de ter estado tão perto deles e de lhes ter feito festas (palavras dele!). A determinada altura, pediu-me mesmo que não tirasse mais fotografias, não fossem eles assustar-se! Sim, porque além dos dinossauros animatrónicos nos diferentes cenários, há outros que passeiam pela exposição e nos quais podemos tocar. (As fotografias tiradas no interior não podem ser divulgadas, pelo que quem quiser saber o que acontece por lá terá mesmo de visitar a exposição, na Cordoaria Nacional, até 28 de janeiro.)

Foi uma manhã muito bem passada. Aliámos o tempo em família e com amigos ao conhecimento e a uma nova experiência. Estamos certos de que é isto que, mais tarde, os nossos filhos irão recordar: os momentos e as experiências que viveram connosco.

Por fim, e a antever já a época natalícia que se avizinha - mesmo que, com este sol, nem sempre nos lembremos disso - deixamos algumas sugestões para os pequenos grandes fãs de dinossauros aí em casa:
Sugestões-Presentes-Crianças-Dinossauros-AtMums

  1. Livro + Puzzle 3D T-Rex, da Science4You
  2. Art Print e Saco de papel, da Catita Illustrations
  3. Bonecos, da Schleich
  4. Livros da Coleção Espreita, da Porto Editora 
  5. Puzzle, da Ravensburger
  6. Peluche, da Imaginarium

Para quem não puder ir a Lisboa visitar esta exposição, lá fora há outros locais para ver e aprender mais sobre dinossauros: o Museu da Lourinhã e esta exposição, na Figueira da Foz.

Mais informações sobre a Dinossauros Alive, no site e na página do Facebook da exposição.


Sílvia



SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

© At Mums. All rights reserved.