A Medida do Sucesso ou O Sucesso à Medida

Ser-bem-sucedido-caminho-certo-AtMums

Independentemente da área em que estejamos a pensar, todos queremos ser bem sucedidos. Quem é que gosta de falhar? Faz parte da condição humana querer alcançar o sucesso. Mas a definição de sucesso é sempre subjetiva e conseguirmos definir exatamente, de forma precisa, o que é necessário para nos sentirmos bem sucedidos é um primeiro passo bastante complexo.

A noção de sucesso pode, até, nem estar na meta em si, mas no percurso até lá. E isto seria, talvez, o sucesso no seu exponencial máximo. Sentirmos todas as emoções que se associam ao sucesso - reconhecimento (pessoal e financeiro), sensação de dever cumprido, orgulho - ao longo do nosso caminho seria altamente motivador.

Habitualmente, o sucesso está associado a contrapartidas materiais: uma casa com x assoalhadas, um carro topo de gama, viagens para os destinos mais incríveis... Mas o sucesso pode ser, só, não ter de contar os tostões ao fim do mês. O sucesso pode ser, apenas, encontrar uma forma de contribuir para o orçamento familiar. Ou receber um sorriso dos nossos filhos quando os vamos buscar à escola mais cedo do que eles esperavam.

Aqui por casa, a medida do sucesso vai-se estabelecendo aos poucos, e há fases em que o sucesso se mede pela nossa determinação em cumprir metas diárias que, por vezes de tão pequeninas, passam despercebidas aos menos atentos, incluindo nós próprias.

Já contámos que o nosso dia começa na noite anterior, quando definimos o que há para fazer no dia seguinte. Escrevemos os passos (de bebé, às vezes) que nos vão ajudar a alcançar os marcos - pessoais e profissionais - que traçámos e, ao fim de cada dia, criámos o ritual de registar, num caderno bonito (como este), as nossas conquistas do dia. Por mais simples que sejam. Há dias em que é só ter tido a coragem de enviar aquele email que estava em rascunho há uma semana, à espera do "momento certo". Noutros dias, é, simplesmente, ter aspirado a casa e ter posto ordem na gaveta das meias ou ter telefonado àquela amiga com quem já não falamos há meses. 

Inspiração-Sucesso-Motivação-AtMums

Tomarmos consciência de que o que fizemos durante o dia teve um impacto positivo (por mais pequeno que seja) na nossa vida e na vida dos nossos, é um fator de motivação para continuar.

Nos últimos tempos, temos estado empenhadas em descobrir onde queremos realmente chegar e o que pretendemos alcançar (também) com este projeto. Já sabemos que sermos reconhecidas pelo que fazemos nos dá alento para seguir em frente. Quem não gosta de um elogio sincero? O caminho a percorrer ainda é longo e há estradas para desbravar que ainda nem sequer conseguimos avistar, mas acreditamos que este reconhecimento qualitativo, que, a pouco e pouco, vai crescendo, nos permite ir avançando até ao NOSSO sucesso. 

Este nosso sucesso, podemos contar-vos, passa por sermos capazes de criar uma comunidade que partilhe os nossos interesses, que se identifique com o nosso propósito e que queira trocar ideias e opiniões. É conseguirmos continuar a trazer para esta casa outros projetos que acrescentem valor à vida das famílias. É vermos as nossas ideias ganhar forma e concretizarem-se em produtos interessantes. É sabermos que, desse lado, estão outras famílias empenhadas em fazer melhor, todos os dias.

Por aí, há mães e pais de sucesso? 😊

Lá foraAlice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll


Créditos Imagens | Paper Rose Cottage

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© At Mums. All rights reserved.