Letras não são Tretas: Sugestões de leitura para graúdos #1 | Pais à Maneira Dinamarquesa

Educar-para-felicidade-Sugestões-de-leitura-para-pais

Nunca se falou tanto em parentalidade. Quem, mesmo antes de iniciar a caminhada, quiser saber mais sobre o que é isto de ser mãe e pai, tem à sua disposição um sem fim de livros e informação para todos os gostos. Agora até já há programas de televisão que, polémicas à parte, prometem ajudar pais e filhos.

Neste nosso cantinho, e longe de controvérsias, regressamos hoje com o #letrasnãosãotretas, desta vez com sugestões de leitura para os graúdos da família (leia-se: mães e pais) - que também merecemos. Não queremos, de forma alguma, vir doutrinar-vos sobre o que é isto de ser mãe e pai. Aliás, como já desabafámos aqui, estamos também nós em aprendizagem constante, com MUITOS avanços e recuos à mistura. Mas, nesta nossa experiente inexperiência, consideramos que é importante partilhar convosco as leituras que nos vão acrescentando valor, na expectativa de que também vos possam ser úteis.

Cá em casa, a leitura de temas ligados à parentalidade começou quando soubemos que estávamos grávidas pela primeira vez. Primeiro, vieram os livros de caráter utilitário - sobre a gravidez e sobre os primeiros cuidados ao bebé - e, depois, à medida que eles foram crescendo e que passaram a necessitar de mais do que leite, fralda limpa e colo, fomos procurando livros mais direcionados para a área comportamental.

Recentemente, numa das idas à biblioteca com os pequenos, trouxe para mim o livro Pais à Maneira Dinamarquesa (que já sugerimos também como prenda de Natal para mães e pais), da autoria de Iben Dissing Sandahl e Jessica Joelle Alexander.

Livros-sobre-parentalidade-AtMum's

É um livro de leitura fácil, dividido em 7 capítulos, onde se destacam 6 temas que as autoras - uma psicoterapeuta dinamarquesa e uma cronista norte-americana - consideram essenciais na relação entre pais e filhos: 

Play (Brincar)
Authenticity (Autenticidade)
Reframing (Reenquadramento)
Empathy (Empatia)
No ultimatums (Nada de ultimatos)
Togetherness and Hygge (Tempo juntos)

Para cada área, as autoras dão dicas muito práticas e simples que, segundo elas, promovem a felicidade dos nossos filhos e, consequentemente, a nossa enquanto pais.
Ser-pai-AtMum's
É um livro que nos vai dando pistas sobre como promover a auto-estima, o relacionamento com os outros (dentro ou fora da família), o respeito, a empatia, o trabalho em equipa, a partilha ou o sentimento de pertença. Tudo isto sempre de uma forma muito prática, com exemplos concretos que nos permitem transpor a informação para o nosso quotidiano.
Dicas-para-educar-para-a-felicidade-AtMums
A pressão a que estamos sujeitos é cada vez maior - nós queremos ser "bons pais" e, mesmo que inconscientemente, vamos incutindo nos nossos filhos essa mesma pressão para que sejam "bons filhos", porque só seremos "bons pais" se eles forem "bons filhos"... Encontrarmos - e usarmos - ferramentas que nos ajudem a relativizar e a dar importância ao que é realmente importante é, para nós, sempre um aspeto positivo e de partilhar.
Como-educar-para-a-felicidade-dicas-para-pais-AtMums
Esperamos que gostem!

Alguém já leu? Qual a vossa opinião?


Lá fora: o site associado ao livro e este artigo quando o livro foi publicado em Portugal.


Créditos Imagem | ig.reads
SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

© At Mums. All rights reserved.