Todos para a Cozinha #3 | Biscoitos de Maputo

Biscoitos-simples-AtMums

Uma das coisas de que mais gosto na escola onde andam os meus filhos é que quem lá trabalha é adepta do fazer. Sempre que podem, fazem, em vez de comprar já feito. E envolvem os mais pequenos (e, algumas vezes, os pais).

E, com isso, dão-lhes competências que os ajudam a crescer de acordo com valores que, para nós, são essenciais. Ao fazerem pão, doce de abóbora, marmelada ou bolo-rei, ou ao ajudarem a cuidar da horta, vão interiorizando, por exemplo, a importância do trabalho em equipa ou como funcionam as relações de causa-efeito.

Uns dias antes do Natal, os pais das crianças da sala da minha filha mais nova receberam como lembrança uns biscoitos que os seus filhos fizeram na sala com a educadora e as auxiliares.

Quando os provámos, o mano mais velho disse, muito surpreendido: "Mãe, estes biscoitos são como os de Maputo, os da escola de Maputo." Quem nos conhece ou quem já teve curiosidade de ir espreitar mais sobre nós, sabe que vivemos em Moçambique durante 2 anos. Saber que ele guarda memórias tão específicas desse período da vida dele faz-me sorrir e deixa-me feliz. Por isto mesmo, e porque sei que é muito importante alimentarmos memórias felizes nos nosso filhos (para que, mais tarde, quando viverem episódios mais difíceis, por exemplo, possam ir buscar força e coragem a essas boas recordações), prometi-lhe pedir a receita à educadora.

O mais curioso nesta história é que quando contei à educadora a reação do meu filho, ela disse-me que a receita lhe foi dada por uma tia que foi professora em Moçambique. Afinal, não há coincidências! Foi, assim, que ficaram batizados de "Biscoitos de Maputo".

Biscoitos-fáceis-rápidos-AtMums

Entretanto, já os fizemos algumas vezes. São uns biscoitos simples, à moda antiga, que vale a pena partilhar. Não deixam de ser um doce, uma guloseima, mas cá em casa já passaram a ser uma alternativa às bolachas industriais.

Para experimentarem, precisam de:
  • 250g de farinha Branca de Neve*
  • 100g de manteiga com sal Mimosa*
  • 100g de açúcar (eu uso amarelo)
  • 1 ovo
Depois, é só amassar tudo até formar uma massa compacta e homogénea. Formar bolinhas de massa e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal, separadas entre si. Achatar com um garfo e levar ao forno a 180º-200º até dourar. Deixar arrefecer e guardar num frasco ou numa caixa hermeticamente fechada.

Bom apetite!


* Para os biscoitos terem o verdadeiro sabor dos originais, é necessário usar ingredientes destas marcas específicas.


Lá fora: Neste livro, encontram outra receita, igualmente fácil e rápida, que também fazemos muito por aqui.


SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

© At Mums. All rights reserved.