Letras Não São Tretas | Sugestões de Leitura para a Pequenada #6


Quando decidimos ser pais estava claro para nós que não queríamos ter apenas 1 filho. Nem sempre podemos ter aquilo que queremos, sabemos muito bem disso, mas, felizmente, conseguimos concretizar este projeto de construir uma família com mais do que 1 filho. 

Já vos contámos que cá em casa o relacionamento entre irmãos nem sempre é pacífico e são precisas grandes doses de paciência (e criatividade) para gerir personalidades, idades e necessidades distintas. No fundo, estamos a frequentar um curso intensivo de Gestão de Conflitos on the job, em que somos, simultaneamente, formadores e formandos. :)

Mas como tentamos sempre encarar a vida de forma positiva e - com a devida distância - até gostamos de encontrar o lado alegre e bem disposto das situações que nos consomem energia e paciência, comprámos este livro cá para casa pouco tempo depois de a mana mais nova ter nascido.


Mana, da autoria de Joana Estrela e publicado pela Planeta Tangerina, é um livro delicioso sobre a relação entre duas irmãs. Contado em jeito de carta dirigida à irmã mais nova, percorre todas as dúvidas, inseguranças e zangas, mas também as alegrias e as partilhas entre duas irmãs. A par com o texto - muito próximo da realidade do dia a dia dos nossos filhos - vêm as ilustrações que contam a história (quase) só por si.


Com este livro, os irmãos mais velhos vão rever-se nas dificuldades que a narradora enfrenta e vão, certamente, identificar-se com ela. Os mais novos, por sua vez, vão possivelmente reconhecer neles próprios alguns dos comportamentos da mana "traquinas". Partindo daqui, não é difícil começar uma conversa sobre os sentimentos dos nossos filhos em relação aos irmãos e sobre os seus comportamentos uns com os outros.

Muito divertido e inteligente, este é, sem dúvida, um livro para ler em família.

Lá fora: Estas dicas para pôr em prática nas guerras entre irmãos.




SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© At Mums. All rights reserved.