Todos para a cozinha #6 | Panquecas ultra fáceis

Há uns anos, ao ver uma série de programas do Jamie Oliver sobre reeducação alimentar, fiquei particularmente impressionada com o caso de uma família com crianças em que os pais nunca tinham cozinhado para os filhos - tudo o que comiam era comprado fora, todas as refeições eram encomendadas ou pré-feitas.

Para além de trabalhar uma série de outras questões relacionadas com a alimentação, Jamie Oliver tentou provar a esta família que cozinhar não tinha de ser difícil e que, para os filhos, uma refeição preparada pelos pais seria incomparável a uma pizza ou a uma embalagem de noodles aquecida no micro-ondas. A primeira receita que lhes ensinou foi a de panquecas com apenas 3 ingredientes: 1 ovo + 1 chávena de farinha + 1 chávena de leite. Receita simples, infalível e fácil de memorizar.

Desde então, tem sido essa a base das panquecas que fazemos aqui em casa. Vamos variando entre farinha de trigo, de aveia ou de coco, leite de vaca ou bebida vegetal de aveia, acrescentando banana esmagada ou pera ou maçã raladas para adoçar, juntando sementes de chia, etc. Todos adoramos estas panquecas – com iogurte, compota ou canela, mas a filha mais velha é particularmente fã e já sabe a receita de cor.

Para além de as fazermos frequentemente ao pequeno-almoço ou ao lanche (sobretudo aos fins de semana), são também uma presença assídua na lancheira para a escola. O truque é fazer uma grande quantidade de “mini-panquecas” e congelá-las já em doses separadas. De manhã, é só tirar do congelador, aguardar uns minutos e colocá-las numa caixinha, juntamente com um triângulo de queijo e/ou frutos vermelhos.

Com as previsões de chuva para o fim-de-semana, fica a sugestão de irem todos para a cozinha e deliciarem-se com estas simples panquecas.


Lá fora: O vídeo em que Jamie Oliver ensina as filhas a fazerem estas panquecas:


SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

© At Mums. All rights reserved.